terça-feira, 20 de outubro de 2009

→ Hora de tirar o ET do armário


Hey sweeties, como vcs estão? Espero q bem...

Sabe que eu estou mto bem? Feliz e disposta, no entanto, encucada.


Um dia desses eu precisava ir ao banco pra minha mãe, então eu resolvi realizar um ato consciente, e responsável. Preocupada com a situação na qual o planeta se encontra, desenterrei a bicicleta do meu tio. Isso mesmo, falam tanto pra optarmos por nossa velha amiga de duas rodas, e motivada por isso, fui em frente com a ideia (não, não, isso não tem NADA a ver com o fato de eu não ter um carro).


Ideia de girico, eu diria. Além da bicicleta não estar lá essas coisas, trafegar com a mesma foi uma missão quase impossível.
Primeiro que os motoristas dos carros e dos ônibus esperam que nós, ciclistas, desafiemos a lei da física a fim de diminuir, consideravelmente, o quanto nosso corpo ocupa no espaço. Pois eles vão com toda a ferocidade possível, rente ao meio feio, desconsiderando que entre seu veículo e o meio feio há um ser humano tentando exercer seu papel de cidadão na sociedade. Incontáveis foram as vezes em que quase fui atropelada. E, foi pensando nisso que tentei continuar minha jornada pela calçada. Essa saída foi ainda pior, da mesma maneira que os carros não dão espaço para os ciclistas, os pedestres também sofrem por escassez de áreas livres, competindo com os carros estacionados. E bem, nesse instante, comigo também.


Vejam bem, não estou pedindo uma via para ciclistas em cada rua ou avenida (se bem que essa não seria uma má ideia). Só acho que um pouco de espaço pra gnt passar seria bacana, sabe?

Isso sem contar o sufoco que passei ao tentar 'estacionar'. Não há vagas, geralmente, para bicicletas. Então, o pobre coitado do ciclista, que a essa altura já deveria ter sido canonizado, tem que dar aquele jeitinho de encaixar a sua companheira entre os automóveis estacionados. O que pode ser bem perigoso, ainda mais se o condutor da bike for um pouco desastrado, como eu. Um Ford Focus vermelho, com certeza, não foi o mesmo após aquele dia. (Hã? Vc é dono de um Focus vermelho que foi recentemente 'marcado'? Não tenho ideia do que vc tá falando... lálálá).

Enfim caros amigos e amigas, eu só tô tentando dizer que as campanhas são sempre maravilhosas, no entanto pouco viáveis. É lindo divulgar imagens na TV de como é cool andar de bicicleta e o quanto é importante preservar o planeta dessa maneira. Entretanto vale lembrar que o trânsito do Rio de Janeiro não é apenas composto por Calçadões de Copacabana, e andar tranquilamente (sem trema) de bicicleta só mesmo no play do seu prédio.

E foi pensando nisso, que resolvi resumir esse post em duas frases:


Só vá de bicicleta se tiver um ET lá no fundo do armário. Locomover-se através desse veículo por terra firme é loucura pra poucos.


Bjaão divas&divos,

MaJu
;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário